domingo, 22 de maio de 2011

Participação da escola na percepção da realidade social e econômica do espaço geográfico local.

É possível estabelecer uma ligação entre as mudanças educacionais e os movimentos de transformação de ordem econômica, política e social. As mudanças educacionais tem suas raízes e pressupostos fundamentados num projeto de sociedade. Historicamente a educação tem o papel de preparar indivíduos para ocuparem determinadas funções sociais. A função da escola é preparar indivíduos que tenham a capacidade de viver e atuar nos diversos contextos sociais.

A questão econômica exerce uma forte pressão na sociedade, produzindo um novo quadro de valores, novas formas de vida e de relações sociais. Os novos padrões de vida da sociedade atual exigem mudanças na função da educação.

O desenvolvimento científico e tecnológico e as transformações econômicas mudaram a estrutura de funcionamento das sociedades. Isso teve forte influência na vida econômica, social e cultural das pessoas. Como exemplos podemos citar: a) o aumento da produtividade;b)maiores possibilidades de consumo;c) novas profissões; c)novos postos de trabalho.Numa sociedade capitalista onde predominam as relações de trabalho e o consumo de bens e serviços,a escola deve exercer o seu papel formatando um currículo de modo a atender as reais necessidades dos educandos, preparando-os para enfrentar essa nova realidade.

Como lugar de convivência, diversidades e contradições, a escola deve permitir e proporcionar uma ampla discussão sobre o seu papel no contexto social onde a mesma está inserida. O saber produzido em seu ambiente deve alcançar a sociedade como um todo. A escola tem um papel muito importante no processo histórico-social do espaço de sua atuação. Sem educação e sem a influência da escola não existe ascensão social dos indivíduos nem desenvolvimento da sociedade.

Partindo do pressuposto que a educação prepara indivíduos para conviver em sociedade, a escola deve promover um ensino contextualizado para os educandos. O pensamento de Paulo Freire sobre esse tema remete para uma escola que tenha autonomia para formatar um currículo mínimo aliado a uma ação pedagógica que possibilite aos educandos o engajamento na análise das estruturas sociais, no ativismo político e na leitura do mundo. A ação da educação escolar,nesse sentido, tem o objetivo de permitir ao educando propor mudanças nas estruturas sociais que o oprimem, criando espaço para sua inserção social.Segundo Freire,a cultura não é despolitizada,portanto, o educando deve estar preparado para discussão de temas de seu interesse.A contextualização dos conteúdos curriculares, ligando o educando ao seu meio, objetiva dar sentido ao processo do ensino-aprendizagem.O mundo social, físico ou psíquico podem ser relacionados aos conteúdos curriculares da educação básica.O próprio currículo é um recorte que representa a herança cultural, científica e espiritual de uma sociedade.Existem inúmeros contextos que podem ser utilizados para ajudar os alunos a dar significado ao conhecimento.O conhecimento escolar passa a ter maior significado quando mais próximo estiver dos contextos presentes na vida pessoal dos alunos e no mundo onde os mesmos interagem.

· Apresento uma idéia de como isso, de fato, é possível.

O professor pode contextualizar o conhecimento durante o processo de produção no ambiente escolar, criando condições para que o educando experimente a curiosidade , o prazer da descoberta e a satisfação de construir o conhecimento com autonomia.Ao construir significados para o educando, o professor promove a motivação intelectual e o envolve afetivamente.Os significados não são neutros, incorporam valores porque explicam o quotidiano e permitem a compreensão de problemas do mundo e do entorno social.

Outro contexto relevante para a abordagem do professor em sua prática docente pode ser a vida pessoal do aluno em sua riqueza e complexidade, podendo incluir problemas econômicos e questões de convivência pessoal, sexualidade, saúde,relações com o meio ambiente e o mundo do trabalho.

Dimas Cunha

Graduado em Geografia pela UPE- Universidade de Pernambuco, Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco-RJ, Ex- Professor de Geografia da Rede Pública do Estado de Rondônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário