domingo, 22 de maio de 2011

Aprender fazendo



O modo de pensar e as idéias relacionadas à filosofia da educação de John Dewey sofreram forte influência do Pragmatismo formulado por William James.Em contraposição à educação pela instrução formulada por Herbart, Dewey propôs a educação pela ação. O educador foi enfático em suas críticas à educação tradicional, principalmente em seus principais parâmetros: o intelectualismo e a memorização.


Tendo como pano de fundo o pressuposto filosófico do Pragmatismo que propõe “... uma reflexão sobre o concreto e a sua ação sobre ele nas mais diversas instâncias”, o filósofo direciona sua preocupação aos aspectos práticos da educação. Para Dewey, o conhecimento como atividade dirigida não tem um fim em si mesmo, todavia,está dirigido para a experiência.Segundo ele, as idéias são hipóteses de ação.Logo, as crianças não deveriam desperdiçá-las.Não seria produtivo apenas armazenar conhecimentos para uma ação futura.Deveriam aprender fazendo e buscar soluções para os problemas de seu cotidiano.Para isso, a mediação do professor deveria ser no sentido de oferecer condições aos educandos para o alcance desse objetivo.De acordo com Dewey, a escola não é um lugar onde se aprende a viver em sociedade,mas o espaço de vivência em sociedade.Nesse viés, vida/experiência e aprendizagem caminham de mãos dadas e a escola seria a potencializadora para transformar as idéias em ação concreta.


Educar é um ato político, portanto, um ensino que ajuda ao homem satisfazer suas necessidades materiais funciona com um veículo que o transporta ao desenvolvimento social e também político. A proposta dos cinco estágios do ato de pensar de Dewey valoriza a participação do educando e remete para o interesse(motivo) e criatividade.Dewey entende que o espírito de iniciativa e independência levam a autonomia do educando e ao autogoverno,que segundo ele,são virtudes de uma sociedade realmente democrática,em oposição ao ensino tradicional que valoriza a obediência.O educador vê a educação como uma necessidade social.Portanto, os indivíduos precisam ser educados para que o processo histórico –social seja mantido ao longo das gerações.


O ensino profissional não entra em sua defesa de procedimentos educacionais da escola ativa, entretanto, o educador tem a opinião de que a escola de ser voltada para os reais interesses dos alunos,valorizando sua curiosidade natural.


A experiência democrática na escola foi estimulada por Dewey, cujo objetivo era formar educandos autônomos, criativos,preparados para o debate,socialização dos conhecimentos e experiências individuais. em sua defesa de procedimentos educacionais da escola ativa, entretanto, o educador tem a opinião de que a escola de ser voltada para os reais interesses dos alunos,valorizando sua curiosidade natural.


Se por um lado ele deu prioridade aos aspectos psicológicos da educação, por outro não fez a devida abordagem quanto ao modelo educacional capitalista em seu pressuposto politico. Apenas trouxe para o campo educacional os princípios político-ideológicos de seu país de origem, os Estados Unidos.Sua teoria representa os ideais liberais e não se opõe aos valores da burguesia deixando para o educando sua adaptação à sociedade.



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