quarta-feira, 6 de abril de 2011

Rio Pires de Sá























PROJETO: REVITALIZAÇÃO DO RIO PIRES DE SÁ


Dando prosseguimento ao processo de revitalização do Rio Pires de Sá, em parceria com o Ministério Público Estadual, Sedam, IBAMA , Semicam e escolas de ensino fundamental e médio da rede pública municipal e estadual do Município de Vilhena – Rondônia, no dia 11 de novembro de 2010, sob a coordenação da Técnica em Educação, Ana Nere Paula Assis, da Escola Zilda da Frota Uchôa e a colaboração dos professores Claudionor( Escola Zilda),Ailton (Escola Castelo Branco) e da professora Marta (Escola Vilma Vieira), alunos voluntários das 7ª;8ª e 9ª séries do ensino fundamental e dos 1º e 2º anos do ensino médio da Escola Zilda; da 7ª série da Escola Castelo Branco e 7ª;8ª e 9ª séries da Escola Vilma Vieira reuniram-se na Escola Zilda às 07:00 horas para o início dos trabalhos de plantio de mudas de espécies vegetais nativas do bioma cerrado,com o objetivo de recompor a vegetação natural das nascentes do Rio Pires de Sá.


Inicialmente foram selecionadas as mudas de árvores de diversas espécies, produzidas nos viveiros da Escola Zilda especialmente para essa finalidade, totalizando 85 unidades. As mudas selecionadas das espécies: Angelim,Jambolão,Buriti,Açaí,Cacau Silvestre,Cumaru, Ingá, Cedro Rosa, Ipê Roxo, Ipê Amarelo,Ipê Branco,Cerejeira,Paineira,Ingazinho,Urucum e Jacarandá do Cerrado foram acondicionadas em engradados plásticos.Em seguida foram separadas as ferramentas, os carrinhos de mão, adubo químico, calcário, regadores,chapéus de palha e luvas de jardinagem.


Todo o material - ferramentas , insumos,equipamentos e as mudas de árvores - foi colocado num veículo da SEDUC que dá suporte ao projeto.Os alunos e professores embarcaram em um ônibus cedido pela Prefeitura de Vilhena para o transporte de ida e volta.


Chegando à A.P. P – Área da Proteção Permanente, as equipes foram divididas para o início dos trabalhos de reposição vegetal das nascentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário