quarta-feira, 6 de abril de 2011

Lembranças do meu tempo I




Nesse prédio ao centro, situado na Rua Coronel Antonio Souto, esquina com a São José , no bairro do mesmo nome,funcionava a Padaria Brasil de José Lourenço. Era a única padaria do bairro na época da minha infância e começo da adolescência. Eu morava com minha família na rua São José e depois na Travessa Silvino Macedo.
Quando criança eu gostava de passar por perto da padaria só para sentir o cheiro gostoso do pão assando no final da tarde. Sem dispor de equipamentos “modernos” para a modelagem dos pães “seu” Zé Lourenço- como era conhecido – modelava os pães de maneira simples e bem peculiar, de modo artesanal. O pão francês tinha um formato em que as extremidades terminavam com um “bico” arredondado. Eu gostava de beliscar o miolo do pão quando minha mãe mandava comprar pão na bodega. Todavia, no pão da padaria de Zé Lourenço ou se arrancava o “bico” ou então nada poderia ser beliscado. Era um pão gostoso, denso, pesado. Não se utilizava química para “melhorar” a massa como hoje.Para fazer o pão utilizava-se somente a farinha de trigo, o fermento biológico e o sal.
O pão doce dessa padaria era uma delicia. Além do formato singular, oriundo das mãos caprichosas do padeiro, o pão vinha coberto com uma camada generosa de côco ralado e em pedacinhos, hummm...
Para chamar a atenção da molecada e dos pais que iam à padaria Zé Lourenço modelava pães doces em forma de animais, como jacaré, cobra e outros.O pão que mais me chamava a atenção era o que tinha a forma de um jacaré.
Quando tirei esta foto, olhei e, por um momento voltei ao passado e vi na minha memória a padaria aberta, a fumaça da chaminé subindo e quase senti o cheiro gostoso do pão que tantas vezes levei para casa. 
Bons tempos.

2 comentários:

  1. Maurício: vê se agora aparece a foto da Padaria Brasil do link postado ontem.

    ResponderExcluir
  2. Agora sim! agora que você falou dos formatos dos pães eu lembrei também! E lembro bem do formato de jacaré, hehehehe! Da forma como você descreveu deu pra sentir o cheirinho gostoso do pão francês saindo e da manteiga derretendo sobre ele... eita, vamo parar!

    ResponderExcluir