terça-feira, 5 de abril de 2011

Considerações e indagações


Considerações e indagações sobre a viagem Silvino Guilherme de Barros, barão de Nazaré à Vila de Garanhuns em 1878.

Silvino Guilherme de Barros, barão de Nazaré foi comerciante no Recife, coronel reformado da Guarda Nacional e comendador da Imperial Ordem da Rosa. Foi também chefe político local do Partido Liberal e várias vezes deputado provincial.Senador do Congresso Legislativo de Pernambuco em 1904 ,quando morreu

Na segunda metade do século XIX Garanhuns era uma das muitas vilas do interior da Província de Pernambuco. Localizada em um dos pontos mais elevados do Planalto da Borborema, distando cerca de 50 léguas da Capital, era lugar de refúgio para o viandante que adentrava aos lugares mais recônditos do interior. Circundada pela exuberante vegetação da Mata Atlântica, regada pelas diversas fontes de águas e refrescada pelos ventos alísios de sudeste - que sopram o ano inteiro do oceano para o continente - o clima da vila era ameno e agradável para os visitantes de outras localidades especialmente os oriundos do Município do Recife, onde as temperaturas apresentavam-se mais elevadas.

Sobre a viagem do Barão de Nazaré à Vila de Garanhuns na segunda metade do século XIX levantamos algumas hipóteses:

· Havia outras vilas, além de Garanhuns, nas proximidades?

· Além da Vila de Garanhuns, Silvino Guilherme de Barros, barão de Nazaré visitou outras vilas do interior.?

· Quais eram suas reais intenções ao visitar o interior da província?

· Quais eram os meios de transporte utilizados na época para uma longa viagem de 6 a 7 dias, cerca de 15 dias ida e volta?

· Foi o clima que o impressionou ou foi o interesse econômico a razão de sua simpatia por Garanhuns?

· Como alguém viajaria tanto tempo em lombo de animal apenas para “descansar” numa viagem arriscada onde estavam expostos a perigos de ataques de animais selvagens, índios e a bandoleiros que viviam nas matas?

· Era uma comitiva oficial ou uma viagem particular de negócios?

· Qual era a extensão do território da capitania de Pernambuco no século XVI?

· Quem era o governador da província de Pernambuco em 1878?

· Qual era a organização administrativa de Pernambuco nessa época?

· Que forças políticas dominavam o parlamento pernambucano?

· Quais as forças políticas dominavam a política local?

Na década de 1870 a economia da Vila de Santo Antonio de Garanhuns baseava-se na agricultura e pecuária.

· Solo fértil, fontes de águas naturais de boa qualidade, clima temperado, umidade relativa do ar elevada,por conta da abundante vegetação, média altitude, correntes ar dos ventos alísios(úmidos)de sudeste.

· O território onde ficava localizado a Vila de Santo Antonio de Garanhuns antes da ocupação pelos negros fugidos dos engenhos e das fazendas da capitania de Pernambuco, no tempo de Duarte Coelho,fora habitada por indígenas,povos autóctones, do grupo cariri. Portanto, a história da ocupação do espaço geográfico onde se configurou a origem do povoado,vila e posteriormente Município de Garanhuns é bem mais antiga do que relata Alfredo Leite Cavalcanti e outros historiadores.

· Na época da colonização do território brasileiro habitava o vale do Rio Mundaú, próximos de sua nascente, uma tribo indígena da nação cariri. Segundo o historiador Alfredo Leite Cavalcanti a tribo indígena tinha o nome Unhanhu que habitava os campos dos Garanhu.

· Esse nome foi repassado pelos índios aos brancos que passaram a habitar a região, por volta do século XVII.

· Desse modo, a ocupação do espaço ocupado posteriormente por negros e brancos a partir do século XVII é um segundo momento histórico e não o único.

· Segundo Niede Guidon, os povos indígenas já habitavam a America há cerca de 10 mil anos antes do Brasil Colônia; já habitavam a região do território que viria a ser chamado de Garanhuns por longo tempo, logo, já havia uma sociedade indígena organizada ocupando o território. Então, o termo “povoamento” torna-se subjetivo ao definir a ocupação e organização social dos novos habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário