quarta-feira, 6 de abril de 2011

GARANHUNS, INÍCIO DO SÉCULO XX






PAISAGEM URBANA






























Dimas Cunha

Na virada do século XIX para o século XX Garanhuns apresentava um aspecto urbano típico de uma cidade interiorana onde predominavam as construções de taipa. Os proprietários de terras, donos das fazendas de café, já possuíam imponentes construções residenciais e comerciais de tijolos em estilo neoclássico.

    A origem do Neoclássico no Brasil é identificada com a contratação da missão cultural francesa, chefiada por Lebreton, chegada ao Rio de Janeiro no início de 1816 e predominou até por volta de 1870.

    Como uma tendência comum a todo o Ocidente, também no Brasil, o Neoclassicismo representou o retorno as formas da Antiguidade Clássica Greco-Romana, difundindo o retorno as formas estáticas, de tratamento linear e em superfície, revelando uma arquitetura formalmente simples e sóbria.
    Na primeira foto acima na Rua de Santo Antonio, na parte de baixo, em primeiro plano está o prédio de Eurico Monteiro construído na segunda metade do século XIX e mais adiante outro prédio menos imponente, todavia, com um primeiro andar. Na parte de cima da Rua de Santo Antonio (segunda foto) o destaque fica com o prédio em estilo neoclássico onde funcionava a Casa Moderna e o prédio vizinho onde funcionou por muito tempo a Livraria Escolar de Manoel Gouveia.

O luxo e estilo europeu marcaram a sociedade da época em sua geografia urbana. O Edifício Tomás Maia quebrou a hegemonia das construções de apenas um andar por edifício- até então predominantes - apresentado uma edificação de dois andares localizado na esquina da 13 de Maio com a Av. Santo Antonio. 

A cultura do café tornou-se um fator de desenvolvimento econômico, político e social do município. Logo, as mudanças em sua paisagem urbana começaram a acontecer. Os abastados proprietários das fazendas de café passaram a ostentar suas riquezas consolidando seu poder construindo residências magníficas e imponentes casas comerciais. A ferrovia foi o fator que desencadeou o fluxo desenvolvimentista de Garanhuns ligando o município aos grandes centros urbanos do país.

5 comentários:

  1. A primeira foto, logo após o primeiro andar, temos um beco que hoje é a atual Rua D. José. logo após, vemos uma edificação com quatro portas que mais tarde foi derrubada para abertura da citada rua, ficando tão somente nessa esquina a Sapataria Moderna, onde passei quase 10 anos da minha juventude (mas valeu)!Um fato curioso e cômico contado pelo prof. aposentado de História, Nelson, é que um certo clérigo de passagem por Garanhuns, seguia por este beco eslameado na época das chuvas, e conversando com alguns homens nas imediações procurou saber o nome daquela estrada. Eles ficaram meio assim, desconfiados, e o religioso entendeu na hora e falou: Num se acanhe não, bem sabemos que em cidade pequenas o povo batiza as ruas com uma certa dose de humor. Pode falar. E o homem se encheu de coragem e falou: "Rua do cu do boi" Aquele religioso era nada mais que D. José e quando retornou de sua viagem por aquele caminho, ficou sabendo que, em sua homenagem, a rua fora rebatizada , agora com seu nome!

    ResponderExcluir
  2. São essas histórias e "causos" que precisamos resgatar. A memória viva de Garanhuns tem uma enorme lacuna.As fontes de informações como essas estão se esgotando.Valeu, mano.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,

    Inicialmente, parabens pelo Blog. Sou Marcio Andre M. Moraes, mestando em historia pela UFRPE, e estou escrevendo minha dissertaçao sobre as atividades da Ação Integralista em Garanhuns, onde personalidades como Mario Matos e José Batatinha figuram como alguns dos principais simpatizantes de Plinio Salgado. Gostaria de saber se o senhor conhece alguem que tenha participado do movimento, ou convivido com algum integralista da cidade.
    Bom, sou morador do Recife, mas qualquer coisa podemos marca para conversarmos melhor.

    Att.
    Márcio Moraes

    ResponderExcluir
  4. Prezado Márcio.Desculpe não ter respondido há mais tempo.Só hoje tomei conhecimento de sua mensagem.Não estou atualmente em Garanhuns.Moro em Vilhena-Rondônia.Uma pessoa que poderá dar alguma informação sobre o integralismo em Garanhuns é Ivan Rodrigues, que ainda hoje faz política na cidade pelo PSB.Se informar seu e-mail enviarei alguma informação pois estarei viajando a Garanhuns no final de março.Abraços

    Dimas Cunha

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,

    Desculpe não ter respondido antes, pois fiquei acompanhando durante um tempo, mas como não tive resposta acebei não olhando mais... olha o meu email é marcioammoraes@hotmail.com

    Muito obrigado
    Márcio Moraes

    ResponderExcluir