Em minutos esta tecnologia transforma água salgada em potável
Pronta para beber
O reuso da água é algo que vem sendo trabalhado durante muitos anos. Afinal, em alguns lugares do mundo a escassez desse elemento natural é algo que põe em risco a vida de inúmeros seres humanos. Pensando nessa necessidade, cientistas descobriram que uma tecnologia transforma água salgada em potável. Assim, com essa nova invenção, a água salobra ou do mar, pode ser modificada em um líquido potável, no qual os humanos que não tem esse recurso a sua disposição podem tirar proveito.
Pesquisadores descobrem como transformar água salobra em potável
Recentemente, cientistas Australianos fizeram uma descoberta que pode revolucionar a escassez de água em locais menos acessíveis. Usando somente compostos de estrutura orgânica de metal (ou MOFs), em conjunto com raios solares, uma certa quantidade de água potável estaria pronta para ser ingerida, em torno de 30 minutos. A pesquisa, publicada em Nature Sustainability, possui um diferencial das outras já feitas: o baixo custo da tecnologia.
Foi um experimento barato, funcional e que é capaz de produzir água com as características estipuladas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os testes iniciais revelam que para produzir 139,5 litros de água, seria necessário 1 quilograma de MOF. Sua exposição ao sol faz com que os íons de sal sejam liberados e absorvidos pelo material.
Experimento consiste em colocar água salobra com o MOF exposto à luz solar. (Imagem: Pixabay)
De acordo com o comunicado de Huanting Wang, Engenheiro Químico da Monash University, “os processos de dessalinização térmica por evaporação consomem muita energia. Outras tecnologias, como osmose reversa, têm uma série de desvantagens, incluindo alto consumo de energia e uso de produtos químicos na limpeza e descloração da membrana”.
“A luz solar é a fonte de energia mais abundante e renovável na Terra. Nosso desenvolvimento de um novo processo de dessalinização, baseado em adsorvente através do uso da luz solar. Para a regeneração, fornece uma solução de dessalinização com eficiência energética e ambientalmente sustentável”.
Tecnologia transforma água salgada em potável usando raios solares
A estrutura orgânica de metal (MOF) foi criada em conjunto com um material conhecido como MIL-53. A ideia de fazer a junção entre esses dois elementos surgiu devido à propriedade química do MIL-53. Ele pode reagir tanto ao dióxido de carbono quanto à água. Assim, logo após terem sido colocados juntos, resultou no PSP-MIL-53, um novo tipo de MOF.
Por mais que o mundo estivesse em busca dessa solução, a OMS acredita que a redução da escassez de água pode vir a demorar alguns anos ainda. Isso porque são cerca de 785 milhões de pessoas que vivem sem água potável no mundo. No entanto, os cientistas estão otimistas, uma vez que os MOFs podem suprir uma vasta área, mesmo sendo usado em pequena
Criança Africana sem água potável para beber. (Imagem: ONU)Segundo um dos autores, “a dessalinização tem sido usada para lidar com a crescente escassez de água em todo o mundo. Devido à disponibilidade de água salobra e do mar, os processos de dessalinização são confiáveis, a água tratada pode ser integrada aos sistemas aquáticos existentes com riscos mínimos à saúde. Nosso trabalho oferece uma nova rota de materiais funcionais para o uso de energia solar para reduzir a demanda de energia e melhorar a sustentabilidade da dessalinização de água”.
Mesmo após de como a tecnologia transforma água salgada em potável, esse sistema não poderá ser colocado em prática no momento. Requer algumas pesquisas mais profundas, para que possa ser entendido um pouco mais desses materiais utilizados. Assim, “esses MOFs responsivos à luz solar podem ser potencialmente funcionalizados para meios de baixo consumo de energia”.
O artigo científico foi publicado no períodico Nature Sustainability. Com informações de Science Alert e Eureka Alert.
Nenhum comentário:
Postar um comentário