terça-feira, 22 de abril de 2014

MEIO AMBIENTE


GRUPO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VILHENA SUSTENTÁVEL
http:/vilhenasustentável.wix.com/ipeamarelo
facebook.com/vilhenasustentavel

por Dimas Cunha

Macrodrenagem

Em atividade de campo realizada em 21 de abril de 2014 uma equipe do Grupo de Educação Ambiental Vilhena Sustentável visitou as obras do Sistema de Macrodrenagem Galerias de Águas Pluviais e Canais de Drenagem Urbana realizadas pela Prefeitura Municipal de Vilhena em parceria com o Ministério das Cidades com recursos da Caixa Econômica Federal  no município. Foi inspecionada pela equipe as obras já concluídas do canal de escoamento das águas pluviais e esgotos e a Lagoa de Decantação, cujo despejo será realizado na área das nascentes do Rio Barão de Melgaço (Rio Comemoração, na denominação do IBGE). Vale observar que a maioria dos rios que nascem na Chapada dos Parecis, em Vilhena, possuem dois nomes. Um nome comum conhecido por seus habitantes e o nome oficial que consta nos mapas do IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Loteamento

Em seguida, a equipe se dirigiu para antigo Zoológico Municipal Marciano Zonoecê, hoje desativado, e à casa de Rondon, local do antigo posto telegráfico. Prosseguindo na inspeção, a equipe se deslocou até o local onde foi implantado o Loteamento Solar de Vilhena no final da Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Parque de Exposições. No local foi verificado que as obras de esgoto do loteamento estão sendo realizadas na área das nascentes do Rio Barão de Melgaço (Rio Comemoração). Embora a propaganda do loteamento informe que o esgoto será tratado antes de ser lançado no sistema de esgotos, não foi observada nenhuma obra de construção de unidade destinada ao tratamento de efluentes domésticos. A rede de drenagem do loteamento termina adentrando na mata onde serão despejados os esgotos - o que pode vir a comprometer a qualidade da água das nascentes do rio além do processo de erosão do solo.

Parque Municipal 

Um outro ponto visitado na mesma data pela equipe de professores e técnicos foi o local onde está sendo implantado pela Prefeitura Municipal de Vilhena, através da Secretaria de Turismo Indústria e Comércio, o Parque Público Municipal, próximo à BR-364, às margens do Rio Barão de Melgaço. No local, as obras estão em andamento.  O serviço de terraplanagem já foi realizado e a colocação de grama além da trilha destinada para caminhadas. Foi verificado pela equipe que a alteração do espaço ocorrida na margem direita do rio para implantação do parque provocou um acelerado processo de erosão com o desmoronamento de ribanceiras de uma das margens do rio. No entorno das obras do Parque Público Municipal é possível perceber um processo de degradação ambiental em andamento.
 

 Canal de drenagem. Imagem/Dimas Cunha


 Lagoa de decantação. Imagem/Dimas Cunha

 Local próximo às nascentes do Rio Barão de Melgaço onde são despejados, pelo sistema de drenagem, os efluentes e as águas pluviais da drenagem urbana. Imagem/Dimas Cunha.
Casa de Rondon.Local do antigo Posto Telegráfico do início do século XX.
Imagem/Dimas Cunha

Jatobá, próximo da Casa de Rondon.Um remanescente  do Cerrado em Vilhena.
Imagem/Dimas Cunha

 Obras de drenagem do Loteamento Solar de Vilhena.Imagem/Dimas Cunha









Erosão provocada pelo escoamento superficial na margem direita do Rio Barão de Melgaço ao lado do Parque Público Municipal.Imagens/Dimas Cunha





Nenhum comentário:

Postar um comentário