domingo, 18 de janeiro de 2015

Erupção Vulcânica

Vulcão localizado 65 km a noroeste de Nuku'alofa, capital de Tonga, entra em erupção e cria nova ilha - 17/01/2015 (New Zealand's Ministry of Foreign Affairs and Trade (MFAT) /AFP) 

Um vulcão em erupção no arquipélago polinésio de Tonga criou uma nova ilha devido ao acúmulo de enormes rochas e cinzas expelidas há um mês, anunciaram nesta sexta-feira as autoridades locais.
O vulcão, localizado 65 km a noroeste da capital do reino, Nuku'alofa, despertou no dia 20 de dezembro pela primeira vez nos últimos cinco anos, explicou o ministério de Terras e Recursos Naturais.
A erupção ocorreu em de duas crateras, uma situada na ilha desabitada de Hunga Ha'apai e a outra submarina, a 100 metros da costa.
Especialistas inspecionaram a região na quinta-feira e constataram que a erupção havia mudado a paisagem. "A nova ilha tem mais de um quilômetro de comprimento, dois de largura e uma centena de metros de altura", declarou o ministério em um comunicado.
"Observamos que o vulcão lançava a cada cinco minutos, mais ou menos, cinzas e rochas a 400 metros de altura", acrescentou a fonte.
A erupção provocou grandes danos à vegetação das ilhas de Hunga Tonga e de Hunga Ha'apai.
Tonga, um reino de 170 ilhas que conta com 120 000 habitantes, está localizado sobre o cinturão de fogo do Pacífico, onde as placas continentais se encontram, provocando uma atividade sísmica e vulcânica muito intensa.
 http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/erupcao-vulcanica-em-tonga-cria-nova-ilha
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário